notícias

 

 Notas de Imprensa

 Arquivo

Aprovadas candidaturas de 3 milhões de euros para valorização do Vale do Minho Transfronteiriço

As candidaturas ‘Visit Rio Minho’ e ‘Smart Minho’ integram a lista dos 132 projetos aprovados na primeira convocatória Interreg V–A. No total, são cerca de três milhões de euros alocados para potenciar o território do Vale do Minho transfronteiriço.

+ Info

 

Converter a AECT Río Miño nunha ferramenta de Desenvolvemento, obxectivo da Xornada Internacional sobre Cooperación Transfronteiriza

A Deputación de Pontevedra reúne durante o día de hoxe en Tomiño aos máximos especialistas en Cooperación Transfronteiriza de toda Europa. A xornada, denominada ‘A nova AECT Río Miño dende unha visión comparada: a raia e Europa’, contou na sesión de apertura coa presenza da presidenta da Deputación, Carmela Silva, do deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza, Uxío Benítez, do secretario territorial da Xunta, Ramón Pereiro, do director da Fundación Centro de Estudos Eurorrexionais Galiza-Norte de Portugal, Rubén C. Lois, do presidente da Cámara de Vilanova da Cerveira e representante do CIM Alto Minho, Joao Fernando Brito Nogueira, e a alcaldesa de Tomiño, Sandra González. Nas intervencións de apertura, tanto a presidenta da Deputación como o representante do CIM e a alcaldesa de Tomiño coincidiron nunha reivindicación unánime, ao insistir en reclamar que “os fondos europeos destinados a cooperación transfronteiriza sexan destinados realmente á fronteira”.

+ Info

 

Deputacion de Pontevedra reúne especialistas da Europa em Cooperação Transfronteiriça para desenvolver o AECT Rio Minho

A Deputación de Pontevedra reúne, esta sexta-feira, 21 de abril, em Tomiño, com os mais prestigiados especialistas em Cooperação Transfronteiriça oriundos de toda Europa. O objetivo, segundo assinalou o deputado Uxío Benítez, responsável pela matéria daquela instituição provincial, é “aprender as oportunidades e debilidades de outras experiências de êxito para desenvolver o novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, em processo de constituição, e que pretende desenvolver projetos para valorizar o território da fronteira galego-portuguesa”.

+ Info

 

 

 

 

 

CIM Alto Minho e Deputación Pontevedra contestam impasse da candidatura ‘VISIT Rio Minho’

Caso os Governos de Portugal e de Espanha não se pronunciem sobre os contornos burocráticos subjacentes à não admissibilidade da candidatura ‘VISIT Rio Minho’, a CIM Alto Minho e a Deputación de Pontevedra admitem recorrer a Bruxelas para defender o conceito de cooperação transfronteiriça. Esta posição conjunta foi anunciada, em conferência de imprensa desta quinta-feira, em Valença.

+ Info

 

UNIMINHO promove APP de trilhos pedestres transfronteiriços

“ECOTUR” é a mais recente aplicação móvel lançada pela UNIMINHO no âmbito do projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP. A APP foi criada com a intenção de promover o território do Vale do Minho transfronteiriço como destino turístico de excelência, convidando os visitantes a descobrir pontos de interesse e paisagens, à medida que vão desbravando os vários trilhos pedestres dos cinco concelhos.

+ Info

 

Autarcas do Vale do Minho transfronteiriço reuniram com Unidade de Missão para a Valorização do Interior

Considerando a cooperação transfronteiriça fundamental para o desenvolvimento territorial, e perante a existência de preocupações e desafios futuros, a UNIMINHO dinamizou, esta quinta-feira, uma jornada de trabalho com a coordenadora da recém-constituída Unidade de Missão para a Valorização do Interior, a Professora Helena Freitas. Autarcas apresentaram o projeto de “preservação e valorização do rio Minho transfronteiriço” e apelaram para a definição de políticas públicas mais incisivas na resolução dos problemas dos territórios fronteiriços.

+ Info

 

UNIMINHO propõe II edição de Caminhadas Transfronteiriças

Com a proximidade das duas estações mais solarengas, a UNIMINHO – Associação de Municípios do Vale do Minho Transfronteiriço propõe a dinamização de cinco trilhos pedestres entre os municípios de fronteira da raia minhota. O território Cerveira-Tomiño abre, este domingo, a segunda edição das Caminhadas Transfronteiriças que se prolongam até setembro. Passaporte do Ecoturista Rio Minho e APP ECOTUR Rio Minho são as novidades introduzidas nesta edição.

+ Info

 

Deputação de Pontevedra e CIM Alto Minho assinam a DECLARAÇÃO DE TUI para potenciar o Minho como “o rio que nos une”

A ‘Declaração de Tui’ deixou claro, este sábado, 13 de fevereiro, que o rio Minho é um elemento de união, um elemento central de um território com características, cultura e objetivos comuns. O documento assinado no Parador de Tui é a génese de uma nova associação de cooperação entre os municípios de Pontevedra e do Alto Minho para potenciar o rio Minho e uma nova ferramenta para unir o território transfronteiriço aproveitando as suas características e interesses comuns.

+ Info

 

UNIMINHO canalizará relações dos Municípios transfronteiriços com Gas Fenosa sobre barragem da Frieira

A UNIMINHO – Associação Transfronteiriça do Vale do Minho vai canalizar as relações deste território transfronteiriço com a empresa Gás Natural Fenosa para os assuntos relacionados com a barragem de Frieira. Pretende-se assinar um acordo de parceria para que a elétrica forneça, de forma periódica, dados diretamente ao organismo galaico-português e apoie a realização de estudos sobre o ecossistema do Minho que é afetado pela sua atividade. A finalidade é abrir uma via de comunicação direta para resolver os problemas que possam apresentar e que preocupam as autarquias locais e associações ambientais.

+ Info

 

Submetida candidatura do rio Minho para afirmação de uma marca turística transfronteiriça

VISIT_RIO_MINHO é o nome da candidatura apresentada à 1ª Convocatória Programa Cooperação Transfronteiriça INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), cujo período de entrega termina esta sexta-feira. Sob coordenação da UNIMINHO – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, e com um investimento total de 7,5 milhões de euros até 2019, o projeto visa a preservação e valorização do rio Minho transfronteiriço como destino ecoturístico de excelência.

+ Info

 

Rio Minho convida a experiência transfronteiriça

Entre a montanha e o rio, está prestes a vivenciar uma viagem de aventura e descoberta na envolvente do rio Minho transfronteiriço. Sob o conceito “um destino, dois países”, 15 concelhos do Baixo Minho (Galiza) e do Vale do Minho (Norte de Portugal) articulam três dias de atividades culturais, desportivas e gastronómicas. As Jornadas Ambientais “Experiências Ecotur, rio Minho Transfronteiriço”, orientadas pela Uniminho, decorrem nos dias 17 , 18 e 24 de outubro, e são cofinanciadas pelo POCTEP.

+ Info

 

Deputación de Pontevedra reassume colaboração no âmbito da UNIMINHO

A UNIMINHO – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço – readquire papel luso-galaico. O Conselho Directivo reuniu, no passado dia 28 de agosto, para renovar a representação galega no organismo transfronteiriço, através da reintegração da Deputación de Pontevedra. Durante o encontro já foram abordadas várias temáticas para impulsionar este território de fronteira.

+ Info

 

Caudal do rio Minho: UNIMINHO e Gas Natural Fenosa acordam criação de grupo de trabalho

Atendendo às dificuldades e preocupações em torno dos desníveis do caudal do rio Minho, a UNIMINHO e a Gas Natural Fenosa reuniram, no final da semana passada, para identificar os pontos críticos e apontar as possíveis soluções. Entidades vão avançar com a criação de um grupo de trabalho que promova um estudo de reavaliação do regime de caudais daquele troço de água internacional, tendo em conta o impacto no ecossistema. Nova reunião está agendada para o mês de setembro.

+ Info

 

Pacto do Rio Minho Transfronteiriço alarga parceria com o objetivo centrado no INTERREG V A

Um conjunto de entidades da Galiza e Norte de Portugal mostrou-se, na passada quinta-feira, interessado em constituir-se como parceiros do Pacto do rio Minho Transfronteiriço, assumindo a preservação e a valorização do rio Minho como objetivo comum. Com horizonte no INTERREG V A, estratégia definitiva vai ser concertada em reunião agendada para o dia 29 de julho, agregando os contributos dos novos parceiros.

+ Info

 

Pacto do Rio Minho Transfronteiriço: Reunião de trabalho articula parcerias e define projetos a candidatar

Com o objetivo de mobilizar uma cooperação mais alargada no âmbito da preservação e promoção da biodiversidade do rio Minho e das suas margens, os 15 signatários do Pacto do Rio Minho Transfronteiriço contactaram um conjunto de entidades da Galiza e Norte de Portugal para uma sessão de trabalho a realizar esta quinta-feira, 16 de julho, em Valença. O encontro visa apresentar ações concretas do projeto ECOTUR_UNIMINHO_2.0 a candidatar à 1ª Convocatória Programa INTERREG V A Portugal/Espanha.

+ Info

 

Caudal do rio Minho: Uniminho reage ao descartar de responsabilidades da Gas Fenosa

Após o pedido de esclarecimentos para a redução significativa do nível da água registada no rio Minho em determinados períodos, o presidente do Conselho Diretivo da Uniminho já obteve a resposta da Gas Natural Fenosa. A entidade titular pela Barragem da Frieira assume o cumprimento de todas as condicionantes exigidas, entre elas a evacuação do caudal ecológico. Insatisfeito com as explicações e respetivo impasse do dossier, Manoel Batista vai convocar parceiros, entidades e associações diretamente ligadas aquele troço de água para concertar uma tomada de posição.

+ Info

 

Uniminho preocupada com impacte ambiental provocado pelos acentuados desníveis do caudal do rio Minho

Atenta à redução significativa do nível da água do rio Minho nas últimas semanas e às graves consequências ecológicas subjacentes, a Uniminho – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço – solicitou à Gas Natural Fenosa, concessionária da barragem da Frieira (Galiza), um conjunto de “informações precisas” sobre o cumprimento dos parâmetros estipulados ao abrigo do Regime de Caudais Ecológicos entre Portugal e Espanha. Preocupações foram igualmente manifestadas às várias entidades responsáveis pelo rio Minho, portuguesas e espanholas.

+ Info

 

Uniminho promove caminhadas transfronteiriças entre março e junho

Depois do sucesso de Melgaço-Arbo-As Neves, em novembro passado, a Uniminho – Associação de Municípios do Vale do Minho Transfronteiriço, agendou mais quatro percursos pedestres entre os municípios de fronteira da raia minhota, integrados no projeto ECOTUR: Monção-Salvaterra, Cerveira-Tomiño, Caminha-A Guarda-O Rosal, e Paredes de Coura-Valença-Tui. Inscrições disponíveis no portal em www.uniminho.eu

+ Info

 

Pacto do Rio Minho Transfronteiriço: Autarcas apresentam programa conjunto para captar mais financiamento

Quinze autarcas do Vale do Minho e Baixo Miño galego assinaram, esta manhã, em Valença, o Pacto do Rio Minho Transfronteiriço, com o objetivo de dar voz política à fronteira do rio Minho através da apresentação de um projeto comum ao Interreg V A Portugal/Espanha numa estimativa orçamental global na ordem dos 6 milhões de euros. Grupo reforça laços territoriais de proximidade e apela a uma melhor distribuição de financiamentos comunitários para o Norte de Portugal/Galiza.

+ Info

 

UNIMINHO adjudica primeiros serviços para dinamização do ECOTUR

A criação de um repositório de informação e a coordenação, redação e apresentação de um Plano de Expansão e Valorização dos Corredores Verdes são as primeiras adjudicações levadas a cabo pela UNIMINHO ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, à ADRIMINHO e à Elos da Montanha, respetivamente, no âmbito do projeto UNIMINHO|ECOTUR, co-financiado pelo POCTEP.

+ Info

 

São 15 quilómetros entre paisagens naturais, atravessando recantos repletos de tradição com as águas das termas e do rio Minho a servirem de banda sonora, e uma experiência gastronómica de produtos característicos das três localidades associada. O Trilho Entre Fronteiras Melgaço – Arbo – As Neves, agendado para sábado, 15 de novembro, é uma organização da UNIMINHO – Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, no âmbito do projeto ECOTUR. As inscrições gratuitas decorrem até dia 14 de novembro e estão limitadas a 60 participantes.

+ Info

 

 

ECOTUR é o nome do projeto cofinanciado pelo POCTEP e que a UNIMINHO está a desenvolver com o propósito de integrar, sistematizar, valorizar e promover, de forma conjunta, os recursos, valores e funções ambientais presentes nos territórios classificados e protegidos ao abrigo da Rede NATURA 2000 e de outros instrumentos de proteção ambiental de âmbito nacional e local.

+ Info